quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Busão do Vital. O que é isso?

Nosso sonho, nosso maior projeto.


Começo este meu blog com uma frase de Miguel de Cervantes: "Quem perde seus bens perde muito; quem perde um amigo perde mais; mas quem perde a coragem perde tudo". Sonho sem coragem, não sai do papel. Sonho sem projeto, perde o foco. Sonho sem divisão de tarefas, não atinge o objetivo. Por isso exponho aqui meu maior projeto no Instituto Vital. Há tempos venho adquirindo experiências como um passageiro nos ônibus urbanos da cidade de São Paulo. Tenho acompanhado lado a lado com os idosos as agruras e porque não dizer, momentos de alegria, já que andar de ônibus não é apenas sufoco nas dificuldades para se entrar, sentar-se e fazer uma viagem de casa para o trabalho ou vice-versa. Ou ainda se locomover por necessidade imperiosa de fazer alguma coisa. Compras, visitas, idas às clínicas médicas, enfim ir para outros pontos por alguma necessidade, desde que seja utilizando os transportes coletivos da cidade. Nem sempre nos valemos dos ônibus, fazemos uso dos trens do Metrô e CPTM em menor escala, dado aos mapas das rotas serem bem restritos e servindo longas distâncias interurbanas. 
Mas como dizia, essa experiência de ser um usuário quase que diário dos ônibus, me fizeram pensar em criar o Instituto Vital do Bem Estar Social da Terceira Idade, ou simplesmente Vital. Estamos em obras ainda. O Vital deverá ser finalizado brevemente com uma diretoria com pessoas engajadas, com colaboradores e voluntários, para tocarmos nossa missão. Como todos sabem, o nosso alvo são os "Idosos" e os seus direitos sociais estabelecidos no Estatuto do Idoso.
E justamente por ser um usuário contumaz dos ônibus, destaco o meu projeto pessoal mais relevante e maior de todos. O ônibus-escola do Instituto Vital, o que chamo carinhosamente de "Busão do Vital". 
Um dos objetivos do Instituto Vital é capacitar os motoristas e cobradores do transporte coletivo de S. Paulo e Grande S. Paulo, esta capacitação visa levar às empresas de viação, o poder e dever que o motorista e o cobrador tem sobre o coletivo que dirigem. Conhecemos o poder que um comandante de avião tem sobre a aeronave que pilota, ora o nosso motorista também tem esse poder. Nas capacitações que levaremos às empresas, vamos intensificar esse ponto. O motorista e o cobrador deverão exigir o cumprimento do respeito ao direito das pessoas aos assentos preferenciais. Quer mulher com filho de colo, gestantes, deficientes e principalmente os idosos. E além dessas palestras de capacitação, é que entra o nosso maior projeto. O ônibus-escola do Instituto Vital. Nossa ideia é transitar na cidade de S. Paulo com um motorista e cobrador, na forma de rodízio dentre as empresas de transporte da cidade, em vários horários e em várias rotas, de acordo com o conhecimento destes motoristas destacados para o nosso objetivo. Seria aulas teóricas nas salas e aulas práticas nos ônibus-escola. Muitos diriam, você está sonhando, cara. Digo que é perfeitamente viável, basta por no papel, seguir o planejamento e ter a colaboração das partes envolvidas, e como é uma causa nobre, não haverão contrários à esta ideia, garanto. Precisaremos de patrocinadores, é claro. Assim faremos. Empresas voltadas às causas sociais serão as nossas patrocinadoras. Os locais destes destaques estarão no ônibus. Fora na carroceria e dentro com os monitores. É isso mesmo, #amigosdosidosos, a ideia nossa é levar isso em prática no ano de 2015. Contamos com a torcida de vocês, contamos com parceria das empresas cidadãs e com as autoridades municipais, principalmente, além das estaduais e federais. Olha o Busão do Vital aí gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário