terça-feira, 29 de abril de 2014

Um senhor de talento que se chama Senhor Brasil.

Rolando Boldrin (São Joaquim da Barra, 22 de outubro de 1936)
é um músico, ator e apresentador de televisão brasileiro, entre outras atividades.


Boldrin nasceu na pequena cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno, aos sete anos, já tocava a viola e começou já uma empreitada musical junto com seu irmão aos 12 anos de idade, formando a dupla Boy e Formiga que era bem sucedida na rádio do município.

Devido a incentivos por parte de seu pai, Boldrin foi aos dezesseis anos para a capital São Paulo de carona em um caminhão. Lá, antes de finalmente emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos 18 serviu o exército em Quitaúna e nos anos que seguiram dedicou-se à atividade musical.

Assim Boldrin debutou em 1960 como um participante do disco de sua futura esposa, que tornou-se sua produtora na época, Lurdinha Pereira. Lançou seu primeiro disco solo, pela Continental, O Cantadô, em 1974.

Mas ele também havia tido uma grande experiência como ator de teleteatros da TV Tupi, entre o final da década de 50 e começo da de 60, ao lado de vários nomes como Lima Duarte, Laura Cardoso, Dionísio Azevedo e outros. O livro A TV antes do VT mostra várias passagens do ator na emissora, em fotos registradas das gravações dos programas da TV Tupi antes da sua implantação do videoteipe, em 1959 e 1960.

Entre as décadas de 1960 e 1980, atuou em diversas novelas das TVs Record, Tupi e Bandeirantes. Aproximadamente 30 novelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário